Definitivamente, a democracia social faz bem para a nação. Com a economia em trajetória de crescimento, a expectativa é positiva na geração de emprego e aumento da renda. Bom para o país. Melhor ainda para o brasileiro.


As projeções econômicas do Boletim Focus, do Banco Central, contrariaram o mercado e mostram um Brasil muito diferente dos anos de ultraliberalismo de Temer e Bolsonaro. Destaque para a inflação.


Novamente, a estimativa para este ano foi revisada para baixo, de 3,80% para 3,76%, sugerindo controle mais eficaz dos preços. O cenário favorável se reflete também no PIB (Produto Interno Bruto), cuja projeção de expansão subiu de 1,75% para 1,77%.


Tudo isso, apesar da Selic. O presidente do BC, Roberto Campos Netos, insiste em manter a taxa básica de juros nas alturas, mesmo com o ambiente de crescimento. Atualmente, o índice está em 11,25% ao ano. Uma barreira para a economia, que poderia estar bem melhor, se não fosse a tentativa de boicote.


Agora, com a nova estimativa, cresce a pressão sob o Banco Central. A próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) acontece nos dias 19 e 20 deste mês. É aguardar para ver se a sabotagem ao país vai continuar.

Bancários Bahia